Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Dioneia Fraca - Flor

Compartilhe
    Diamantino
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae

Re: Dioneia Fraca - Flor

Mensagem por Diamantino em Seg Jul 26, 2010 12:10 pm

Pessoal isso da dioneia morrer por dar flor é um grande mito.
    Agora poderá morrer a planta mas só se antes de dar flor ela já estivesse fraca, porque ao produzir flor, gasta reservas e energia o que poderá enfraquecer as suas defesas e fazer com que morra, mas se a planta estiver saudável, não há problema.
    Agora a respeito da Nepenthes é como já foi dito têm que ter uma flor macho e uma fêmea para haver polinização.
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : As minhas

Mensagem por cp_produtos em Seg Jul 26, 2010 3:04 pm

O mito da dionea morrer por dar flor é um dos mitos contra os quais luto á anos, mas de vez em quando há alguem que surge com a mesma duvida, recomendo que quando encontrarem algum site onde essa informação errada esteja escrita informem para se poder contactar esse site e ver se isso deixa de se espalhar pela net.

.
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Ter Jul 27, 2010 3:10 am

Granad falha minha... É bem cp, farei isso! Já não me recordo de onde fui buscar esta informação, mas já a tenho a muito, ainda bem que falei nisso...

vive-se e aprende-se Razz
    luis pedro
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Espécie favorita : dionaea muscipula

Mensagem por luis pedro em Ter Jul 27, 2010 4:01 am

obrigado pelas respostas quando poder vou ja barrar o felix porque me mentiu
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador

Mensagem por Ricardo Miranda em Ter Jul 27, 2010 9:39 am

Quando as plantas são compradas, ou são recentemente transplantadas, ou então quando estão a florir no inicio da primavera quando ainda não há insectos para ela apanhar e fortalecer, devem ser cortadas as flores. Existe aqui fotos de dionaeas e o que aconteceu com a floração:
    http://plantascarnivoras.forumr.net/familia-droseraceae-drosophyllaceae-byblidaceae-f3/dioneia-fraca-flor-t872-30.htm

Deve-se cortar as flores nestas circunstâncias em cima enunciadas, e só não existe problemas com a floração quando a planta já está bem estabilizada no mesmo vaso, mesmo solo, no mesmo ambiente num periodo sempre superior a 1 ano, o que geralmente nunca acontece quando os cultivadores fazem estas perguntas, porque nesses casos são pessoas a iniciarem-se no cultivo de plantas carnívoras. É assim para as Dionaeas, como é para as Sarracenias, nunca se deve deixar de florir quando se mexe com elas, principalmente quando são divididas e transplantadas. É algo que está expresso em livros conceituados no assunto e que são recomendados a cultivadores de carnívoras. Não se trata de um mito, trata-se de algo que tem de ser explicado, caso contrário as plantas ficam muito fracas, e isso associados a outros stress comuns de inicio de cultivo matam mesmo a planta.

cp, se estás mesmo esforçado a combater isso do mito, devias explicar como acabei de fazer. As Dionaeas na natureza também entram em floração e não morrem, mas claro está que na natureza não estão a ser mudadas de vaso para vaso, de local para local e é nesses casos que se deve explicar o porquê de cortar a flor. Eu tenho Dionaeas que deixei florir, mas só porque estão estabilizadas no mesmo local e no mesmo substrato, sem lhe mexer nas raízes, à dois anos. Se querem ter mais Dionaeas, deixem-nas multiplicarem-se pelo rizoma, multiplicam-se com muita facilidade e são já plantas adultas. Por sementes as Dionaeas levam 2-4 anos a ter dimensões aceitáveis.

Para quem não quer ler a minha explicação toda, faço o resumo:
    A Dionaea se florir morre? - Claro que não!
    A Dionaea se foi recentemente comprada, ou mudada de substrato recentemente, devo deixar florir? - Não, pois ficará fraca e pode morrer quando associado a outros stresses normais de cultivo.
    Quando se deve deixar florir uma Dionaea? - Quando a planta já está bem estabilizada à mais de um ano, período de tempo normalmente aconselhado, pessoalmente prefiro 2 anos.
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por cp_produtos em Ter Jul 27, 2010 10:43 am

cp, se estás mesmo esforçado a combater isso do mito, devias explicar como acabei de fazer.

ainda tu não tinhas dionaeas e já eu dava essas explicações.
    Mas para não ter de andar a escrever 500 milhoes de vezes as mesmas coisas criei um site e tenho lá essa informação.

Quem quiser ver é só ler em:
    http://www.carnivoras.org/new/node/4

mas vou transcrever para aqui a parte que lá está sobre este assunto:

Está a nascer um caule floral na minha dionaea, devo cortá-lo ?

Existe um mito que se deve cortar o caule floral das dionaeas porque se não elas ficam fracas e morrem , não é verdade , embora o caule floral utilize muita energia da planta se esta estiver saudavel não há qualquer problema em deixar florir, se não quisermos sementes podemos cortar porque isso vai fazer com que a energia que seria usada para as flores seja utilizada pela planta para crescer, resumindo a opção é ter sementes ou ter uma planta maior.
    Para os que têm duvidas basta pensar nisto , na natureza ninguem vai cortar os caules florais ás dionaeas Smile

.
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador

Mensagem por Ricardo Miranda em Ter Jul 27, 2010 12:18 pm

Se a explicação que deste, antes ou depois de eu ter Dionaeas se é que isso é importante para ti, é esta mesmo que copiaste e colaste, uma coisa que não custa a escrever, basta ctrl+C / ctrl+V, é uma explicação muito incompleta que não esclarece a dúvida. Reduzir a explicação a planta saudável não esclarece, pois por exemplo uma planta transplantada recentemente é planta saudável, e se alguém menos esclarecido lê esta explicação é induzido em erro. Se são assim tantos os anos, acho que já é tempo de fazeres uma explicação completa, não vá ter de aparecer mais pessoas "que ainda não tinham dionaeas e já tu davas explicações", a completar e a esclarecer os "mitos contra os quais" combates "à anos".
    Não vale a pena alimentar este offtopic, este assunto pertence ao tópico que em cima está o link.

Última edição por Ricardo Miranda em Ter Jul 27, 2010 12:32 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Fundir mensagem pelo tema do tópico)
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por cp_produtos em Ter Jul 27, 2010 3:14 pm

é uma explicação muito incompleta que não esclarece a dúvida.

mas tu leste o topico, ninguem estava com nenhuma duvida especial e concreta, este tema da dionaea surgiu aqui porque o Daniel fez esta observação:

Por exemplo, a Dionaea morre depois de dar flor/sementes, mas acho k a Nepenthes não.

foi apenas isto, não era necessário explicações elaboradas, mas para alguma duvida eu nem preciso de escrever nada no forum, tou pelo menos 10 horas por dia online no chat do forum, se alguém tiver alguma duvida urgente ou quiser saber mais pormenores sabe sempre onde me encontrar.

.
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador

Mensagem por Ricardo Miranda em Ter Jul 27, 2010 3:35 pm

Se o pessoal ficou esclarecido para depois passar a mensagem correctamente, isso é que importa.
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Espécie favorita : Drosera

Mensagem por Northon Bruno em Ter Jul 27, 2010 5:48 pm

Quantas respostas... muito boas... acredito que todas as plantas que florem em geral direcionam a maior parte da energia obtida pela fotossintese para as flores pois elas são os orgãos reprodutores, e para a perpetuação da espécie elas prescisam produzir sementes para continuarem a existir, alem de permitir uma grande variabilidade gênica através da fertilização cruzada...

E com certeza se aplanta estiver fraca e florir vai dar flores mais fracas e menos sementes podendo correr o risco de morrer após a disperção das sementes... Mas a função primordial foi concluida... CRESCER...REPRODUZIR...E MORRER... um fim comum para TODOS os seres vivos...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Out 19, 2017 9:20 am