Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Poupar electricidade

Compartilhe
    Henrique Marques
    Membro Junior
    Membro Junior

Poupar electricidade

Mensagem por Henrique Marques em Dom Jan 31, 2010 3:28 pm

Boas malta.

Como em tudo o que me custumo meter, não pode ser devagar. Tenho logo que abusar.

Correm-me ideias e mais ideias pela cabeça e estou a pensar em fazer um terrário mais ou menos igual a um que está postado aqui no forum.

Agora o que me chateia, e que fez com que ainda não inicia-se este projecto, deve-se à quantidade de electricidade gasta para manter as luzes acesas. Vai daí e pensei "E porque não construir um painel fotovoltaico (painel solar que transforma a energia solar em electricidade)?".

Após várias horas perdidas na bela da ferramenta de pesquisa google, e após contactar um amigo meu de sua profissão electricista, descobri que é possível fazer um em casa sem gastar uns horríveis 500€ ou algo assim (preços do ebay, imaginem um novo).

Como montar um painel fotovoltaico

Desvantagens que encontrei até agora:
    - Mesmo assim, fica por volta de 100€ construir um
    - Necessidade de andar a espalhar fios pela casa
    - Tempo de fabrico

Vantagens que encontrei até agora:
    - Possibilidade de utilizar energia renovável
    - Conta de electricidade baixa
    - Possibilidade de optar por vários tamanhos (diferentes quantidades de energia)
    - Ligar utensílios domésticos menos utilizados (fervedor de água, máquina de café, ect) (opção ainda a testar)
    - Possibilidade de ligar campainha da casa, luzes de entrada (que raramente se ligam), entre outras coisas menos usadas e que gastam sempre um pouco de electricidade (opção ainda a testar)

Ainda não comecei este projecto, mas garanto que irei metendo este post actualizado, á medida que for evoluindo (preços, facilidade de arranjar o material e fotos do desenvolvimento à data).

Fiquem bem...
    DRganzas

Edit: Esqueci-me de dizer que comentários, ideias e críticas (positivas ou negativas), são sempre bem vindas
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum

Re: Poupar electricidade

Mensagem por Cédric Pereira em Dom Jan 31, 2010 3:45 pm

Isso é um belo projecto... Eu ja construi foi um colector solar, nao é igual mas usa o sol como energia Razz

Mas com 100 euros consegues construir um painel para lampadas que usam 220v e para um consumo de cerca de 72w (4 lampadas de 18w)?

Força com o projecto e coloca fotos!!! Razz

Cumps
    Diamantino
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae

Mensagem por Diamantino em Seg Fev 01, 2010 12:13 am

bem primeiro não podes confundir Tensão AC e DC.
    E o painel do site está a dar 18.88V DC com cerca de 3.05A de corrente, podes ligar por exemplo um PC portátil, mas neste exemplo ao ligar não o podes ligar como se fosse à rede electrica que são 230V AC, logo ao ligar teria de ser directamente.
    Por isso se quiseres ligar algum aparelho tens que ligar directamente, sem passar pela rede eléctrica.
    Outra coisa é que não podes ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo ao painel, porque se ligares muitos a tensão e corrente vai anilhar fazendo não ligar nenhum dos aparelhos.
    Logo para usares esse sistema tens que estudar tb as lampadas que queres usar.
    Por acaso eu já estou a estudar alguma coisa a respeito de alternativas nomeadamente LED´s.
    Acho que podes usar muito bem esse sistema, bastando depois usares reguladores de tensão à saída do painel fotovoltaico para uma tensão de 5V, bastando usar o 7805 (para Leds de alto brilho brancos) e tb não esquecer de usar resistências para protegeres os Led´s da corrente, se não os LED´s queimam.
    Resumidamente gostei muito da tua ideia, mas tem que ser adaptada de forma a resultar.
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : As minhas

Mensagem por cp_produtos em Seg Fev 01, 2010 1:52 am

Esse projecto não é viável nem rentável, passo a explicar, nesse site em que fizeram essa montagem obtiveram 18v e 3 A, isso corresponde aos valores mais ou menos de um painel solar comercial de 36W.
    Desprezando as perdas que existem na utilização da energia temos que 36W davam para ligar duas lampadas fluorescentes de 18W, para iluminar um pequeno terrário, mas um terrário tem de estar aceso geralmente 10h por dia no inverno e 16 horas por dia no verão, como é obvio é impossivel obter 10 horas de sol directo e no maximo da intensidade no inverno e mesmo no verão também não se consegue 16 horas, por isso para acender 2 lampadas de 18W seriam necessários mais paineis e baterias para armazenar a energia para poder ser usada ao longo das restantes horas, logo o preço do projecto iria disparar.

Embora a energia solar pareça á primeira vista muito interessante actualmente a energia da rede é a energia mais barata de que dispomos, umas contas simples mostram isso:

um terrário com um consumo de 36w, tal como foi usado no em cima, tem um consumo no pior caso ( verão ) de 16 horas x 36W = 576Wh , num mês corresponde a 30 x 576Wh = 17280Wh, isto em Kilowatts são 17,28 KWh , que corresponde a um valor em euros de 1,7 euros por mês.

Tendo em conta o valor que dizes gastar a fazer esse painel, 100 euros, corresponde a que o investimento fique pago ao fim de 5 anos, como eu já demonstrei que precisas de mais paineis e baterias, vais gastar o equivalente a uns 20 anos de energia paga ao preço da rede.

Por isso este projecto não é viável, e construir os paineis também não é compensador em relação á eficiencia de produção de energia em comparação com os modelos comerciais.

Nota: tudo o que escrevi está baseado nos meus conhecimentos teóricos e mais importante nas minhas experiencias, visto que já usei paineis comerciais e até já construi um como esses que falam nesse site.

.
    Diamantino
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae

Mensagem por Diamantino em Seg Fev 01, 2010 5:27 am

pois tb há esse factor da luz no verão e no inverno
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : Nepenthes

Mensagem por Hugo Rodrigues em Seg Fev 01, 2010 6:46 am

Ate ao momento ainda n notei o peso das despesas da estufa, do terrario e da sementeira na conta da luz, e como podem ver, tenho 3 zonas dedicadas as plantas, tds elas com boa iluminação artificial..desde ke uses estes tubos fluorescentes e lampadas frias n vais notar mt no consumo de electricidade..plo menos eu n estou a notar mt..

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Nov 20, 2018 11:28 pm