Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Nova Dionaea - ajuda!

Compartilhe

Rafao95
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Nova Dionaea - ajuda!

Mensagem por Rafao95 em Sex Jun 20, 2014 2:43 pm

Boas pessoal.
    Depois de ter passado um mau momento com a morte da minha Sarracenia Purpurea, decidi adquirir uma Dionaea. Que cuidados devo ter com esta planta? Disseram-me na loja (nomeadamente na Jardiland, na Maia) que não a devia deixar ao sol direto. Achei um pouco estranho, pois sempre ouvi dizer que as plantas carnivoras necessitam o maximo de sol possivel. Quanto à agua, água destilada ou da chuva (até aqui ja sabia). Anexo umas fotos da nova planta. Perguntei se devia mudar a terra, mas disseram-me que enquanto ela é jovem não o devia fazer, pois as raízes ainda estao muito pequenas e sensíveis.
    O que acham da nova planta? O solo atual é bom? Está muito verde?

rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado

Espécie favorita : Todas

Re: Nova Dionaea - ajuda!

Mensagem por rdrgobra em Sex Jun 20, 2014 6:11 pm

Esquece o que te falaram sobre ela, pois assim como no Brasil eu percebo que o pessoal que trabalha nas floriculturas daí não manja nada do cultivo de PCs.

Preste atenção:

1) troque este substrato por turfa (sem fertilizantes) + perlita, pois não boto fé neste em que a mesma se encontra.

2) exponha ela paulatinamente ao Sol, 1 hora no primeiro dia, duas no segundo e assim por diante até que ela consiga ficar cerca de de 8h em iluminação solar direta.

3) regue-a apenas com água da chuva, destilada ou de osmose inversa.

Abs,

Rodrigo F. Costa

werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : todas

Mensagem por werds em Sab Jun 21, 2014 3:18 am

A maioria dos empregados de hortos e outras superfícies não sabem nada ou pouco das carnívoras , já que é um grupo de plantas um tanto diferentes das outras, já me disseram uma vez que as armadilhas de cephalotus ficavam tão grandes como as armadilhas de nepenthes Razz , ainda dei uma explicação a um dos empregados que tem uma colecção pequena de carnívoras e assim ficou a perceber melhor alguns conceitos Smile

Em relação á tua planta o que tens a fazer é trocar esse substrato , não é que não possa ser turfa que ai está mas sim porque não sabes como é que a planta foi tratada , o provável é ter sido regada com água normal como as restantes plantas do Jardiland e por isso o Ph aumenta e o solo fica cheio de minerais prejudiciais á planta , pelo que sei na Jardiland arranjas turfa loira sem fertilizantes ,a turfa é Siro turfa 100 (saco de 10l) , se não houver desta não vale a pena comprares de outra que te indiquem pois é muito difícil ser indicada para carnívoras.

Se tiveres algum local no exterior para colocar a planta é mais aconselhável e fazes a ambientação ao sol já indicada pelo Rodrigo.

P.S: tens ai mais do que uma planta , se reparares há folhas que não estão a sair do mesmo centro Wink

Rafao95
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por Rafao95 em Sab Jun 21, 2014 6:16 am

Boas pessoal. Aqui está o link de quando a minha Sarracenia morreu. Nas fotos finais, está o vaso com o solo. Ainda não o deitei fora (Apenas deitei fora a tal bolinha amarela que serviu como adubo, infelizmente). Este solo é adequado para a nova planta?

http://plantascarnivoras.forumr.net/t3024-sarracenia-purpurea-estara-morta
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado

Espécie favorita : Todas

Mensagem por rdrgobra em Sab Jun 21, 2014 12:42 pm

Rafael, deixe de onda e evite este substrato velho, pois o mesmo já se encontra contaminado pelo excesso de nutrientes e reaproveitá-lo pode vir a lhe trazer problemas. No Brasil temos um ditado que diz; "Quem avisa amigo é".

Abs,

Rodrigo F. Costa
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Sab Jun 21, 2014 1:35 pm

Se a planta morreu nesse substrato eu de certeza que não o reaproveitava Smile

Rafao95
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por Rafao95 em Dom Jun 22, 2014 7:09 am

Ok, entendido, pessoal. Muito obrigado! Vou mudar a minha nova para um solo aconselhavel, então. Alguém conhece um video no youtube, por exemplo, de como mudar? Nunca mudei uma planta de solo...
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Dom Jun 22, 2014 10:33 am

Não é nada de complicado, fazes a mistura que pretendes , misturas tudo bem de maneira a que fique +/- homogéneo e nunca por camadas , e depois é só fazeres um buraco para a planta e coloca-la lá com cuidado e sempre com o rizoma visível

Há muitos vídeos bons , tens aqui um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=KPF1cUQbGNg

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Dez 11, 2017 9:14 am