Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Drosera dentro da Heliamphora?

Compartilhe
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Espécie favorita : Drosera

Drosera dentro da Heliamphora?

Mensagem por kirah em Qui Abr 25, 2013 4:43 am

Bom dia Smile
    Estou com 2 situações que acho mesmo esquisitas mas por outro lado ainda sou meia novata nestas andanças...

a primeira situação que acho insólita é a minha drosera após ter espalhado "filhinhos" por tudo o que era vaso adjacente, atirou-os também para dentro de uma sarracenia? hoje estava a cortar as pontas secas e a ver se via bichinhos dentro dela e em vez de um bichinho tinha pontas de drosera a crescer lá dentro... como é possivel se não tem lá terra? Surprised

imagens:

A segunda questão tem a ver com a minha drosera estar a nascer com um novo formato nos outros vasos, se eu já tinha dificuldade em a identificar, agora ainda mais!!!!
    na primeira imagem é o formato dela quando a comprei o ano passado, a segunda foto é o mesmo formato que está a nascer junto à planta mãe porém as sementes que cairam longe, ou nos outros vasos, deram origem a um formato redondo (não sei se na foto 3 é bem perceptivel mas estão redondas, totalmente diferentes da planta original).
    Gostava que me dissessem se esta situação é normal!

No ano passado - formato estreito e longo:

Este ano, junto à planta mãe

novo formato, por todo lado afastada da planta mãe

Desde já obrigada se me souberem responder e espero que não sejam questões patetas, para mim ainda há muita coisa nova Smile

Última edição por kirah em Sab Maio 11, 2013 2:55 am, editado 2 vez(es)
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : todas

Re: Drosera dentro da Heliamphora?

Mensagem por werds em Qui Abr 25, 2013 4:49 am

Essa da drosera nascer dentro da armadilha é uma cena caricata,lol, isso é possível de acontecer.
    Agora em relção ás droseras parece-me que tens ai 2 espécies diferentes de drosera . a da 2ª foto até parece uma drosera rotundifolia..
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por kirah em Qui Abr 25, 2013 4:58 am

Pois, também não entendo, eu so tive uma planta..., quando a comprei, ela deu umas 2 ou 3 hastes de flor mas eram todas iguais.
    Tenho aqui a imagem tirada no mês em que a comprei, quando a transplantei para um vaso novo... não tinha nenhuma "folhinha" redonda... se fosse um animal eu diria que tinha-a comprado já gravida hehehe

werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Qui Abr 25, 2013 5:17 am

Essa parece ser dorsera intermedia, ás vezes existe a "sorte" de vir no esfagno ou no solo sementes de outras plantas e é o que pode ter acontecido..
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado

Espécie favorita : Todas

Mensagem por rdrgobra em Qui Abr 25, 2013 6:08 am

Uma Drosera nascer no "jarro" de uma Sarracenia é algo inusitado, digno de nota. É possível que a "água" acumulada aí tenha oferecido condições para que uma semente germinasse e formasse uma pequena muda, mas isto é apenas uma especulação. Não há como prever por quanto tempo esta PC continuará a se desenvolver lá dentro. Quanto as ID das suas Drosera, o Werds esta correto, ou seja, a primeira é uma D. intermedia (deduzo ser uma espécie de clima temperado) e a segunda uma D. rotundifolia.

Certa vez (pra ser exato a 1 ano atrás) semeei sementes de D. indica e passados 3 meses elas não germinaram. Foi aí que decidi reaproveitar o substrato, composto por musgo Sphagnum (no Brasil não usamos turfa para cultivo de PCs, pelo fato da mesma conter fertilizantes), e o re-esterilizei para usar em uma semeadura de Drosera pygmaea. Passados 6 meses, es que no centro do vaso de minhas pygmaea nasce uma estranha planta que, por ser deveras diferente das demais, identifiquei como sendo uma D. indica cheers . Atualmente ela esta saindo da "infância" e adentrando na "adolescência" o que, pra mim, é motivo de muita alegria Very Happy .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Última edição por rdrgobra em Qui Abr 25, 2013 6:42 am, editado 1 vez(es)
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por kirah em Qui Abr 25, 2013 6:28 am

Fico toda contente então por ser realmente uma nova espécie e não apenas um mutação qualquer, ganhei uma nova plantinha a custo zero! Smile Deduzo que tenha vindo junto à "terra" que vinha no vaso que comprei pois quando transplantei, não a limpei, coloquei o tufo de "terra" inteiro na mistura que fiz de perlite, turfa e esfagno (tudo embalagens que vinham fechadas)!

Entretanto nas horas de mais calor vou borrivar um pouco o interior da jarra a ver se a drosera lá dentro continua a crescer, pode ser que resulte em algo engraçado Smile

obrigada aos dois pela resposta e Parabéns pela nova plantinha Rodrigo, deve ser uma optima sensação nascer uma plantinha que já não contavamos que nascesse, e a indica é uma especie linda, está na lista das minhas proximas aquisições Very Happy

Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Ter Abr 30, 2013 3:49 am

Bom, em primeiro lugar acho que devias mudar o nome do tópico, porque o que tens aí é uma Heliamphora e não uma Sarracenia (apesar de também ter pitchers Very Happy )...
    Nas duas primeiras fotos, julgo ser uma D.rotundifolia dentro do pitcher.
    Na terceira foto, pode-se confundir a D.intermedia com uma D.nidiformis, por isso tenham calma..
    Na quinta foto, parece D.rotundifolia com a Dionaea muscipula.

De qualquer das formas pessoal, sem flôr, nada de meter etiquetas às plantas!

Bom cultivo.
    luis zhang
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum

Mensagem por luis zhang em Ter Abr 30, 2013 6:22 am

Se compraste esse esfagno na "jardiland" então as retundifolia vieram daí de certeza. aconteceu-me o mesmo;)

Parabens pela Drosera na armadilha da Heliamphora. Se fosse eu deixava estar para ver do que dá. Nas Droseras o solo não é essencial. Muitas vezes as D. intermedia crescem no lodo em Portugal. Eu próprio estou a fazer a experiencia de manter uma no lodo e até agora está a guentar-se Razz

werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Ter Abr 30, 2013 7:39 am

Dá pena que muito do esfagno comercializado venha da natureza, e no caso a pá não distingue esfagno de plantas..
    luis zhang
    Moderador
    Moderador

Mensagem por luis zhang em Ter Abr 30, 2013 1:14 pm

A comercialização da turfa é bem pior acredita.... O sphagnum é um recursso renovavel que pode ser gerido de forma a que a sua utilização não tenha um grande impacto na natureza. No nosso país é algo raro, mas este sphagnum da jardiland penso que provem da França.

O que me preocupa é o uso abusivo dado à turfa abaixo ilustrado em fotos de uma visita que fiz a uma empresa de propagação de mudas para plantação de vinha. E o pior é que não é este o mais desapontante uso do recursso. em certos países a turfa é utilizada como carvão Crying or Very sad

Ainda me passou pela cabeça meter uma paletezinha dessas no autocarro, tantos são os cultivadores que se matam para arranjar meia duzia de litros dela:face:

werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Ter Abr 30, 2013 1:33 pm

Não devem ser muitos os países que utilizam a turfa como carvão , já que a turfa é a primeira etapa do carvão e contém baixa percetagem de carbono e uma taxa elevada de água, logo o valor energético é muito baixo, já a hulha é o carvão com mais interesse económico,dado o seu elevado valor energético e a relativa facilidade de exploração. Smile
    luis zhang
    Moderador
    Moderador

Mensagem por luis zhang em Ter Abr 30, 2013 1:59 pm

Aprovado com distinção pela lição de quimica organica Smile

werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Ter Abr 30, 2013 2:18 pm

Não se consegue ver a imagem scratch
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado

Espécie favorita : Todas

Mensagem por rdrgobra em Ter Abr 30, 2013 8:01 pm

Daniel Candeias escreveu:Bom, em primeiro lugar acho que devias mudar o nome do tópico, porque o que tens aí é uma Heliamphora

Poxa vida todos que opinaram neste tópico (com exceção do Daniel , é claro) literalmente "comeram mosca", pois ficamos tão impressionados com a Drosera no ascídio da planta que nem reparamos que ela era uma Heliamphora. Definitivamente isso foi o maior "mico" Razz.

Ana, faz como o Daniel disse e quando tiver um tempo corrige o nome do tópico para evitar que a confusão continue Wink .

Obs.: A quem possa interessar deixo o link para um estudo sobre os impactos da coleta do Sphagnum em uma reserva estrativista brasileira:

Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, Estado de São Paulo, Brasil

Abs,

Rodrigo F. Costa
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por kirah em Sab Maio 11, 2013 3:07 am

luis zhang escreveu:
    Se compraste esse esfagno na "jardiland" então as retundifolia vieram daí de certeza. aconteceu-me o mesmo;)

Parabens pela Drosera na armadilha da Heliamphora. Se fosse eu deixava estar para ver do que dá. Nas Droseras o solo não é essencial. Muitas vezes as D. intermedia crescem no lodo em Portugal. Eu próprio estou a fazer a experiencia de manter uma no lodo e até agora está a guentar-se Razz

Ora bolas, não reparei que o post tinha mais respostas! Já alterei o titulo, foi uma distração minha Smile

Luis, o esfagno que compraste lá era o que vinha embalado em sacos, com um homenzinho verde de sapatos e regador amarelo da marca Veenmos? :O
    É que pensei que isso só aconteceria comprando esfagno/solo tipo "avulso", ao kg, nunca em embalagens fechadas!

Sobre a situação da Drosera dentro da Heliamphora, infelizmente a jarra em questão está a secar, não sei muito bem o que se seguirá mas no final conto o resultado Smile
    luis zhang
    Moderador
    Moderador

Mensagem por luis zhang em Sab Maio 11, 2013 5:02 am

yep, exactamente o que comprei.

Principalmente se compras-te o sphagnum no Inverno, não é nenhuma proeza para essa espécie, que passa o inverno a dormir. O Daniel Candeias espetou com uma espécie parecida (D. anglica se quiseres "googlar") no congelador o Inverno inteiro.

Tb estou curioso com o desenvolvimento da planta dentro da armadilha. mantem-nos atualizados bounce
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por kirah em Sab Maio 11, 2013 7:01 am

Sim, esteve assim ao frio! Smile
    Comprei a meio do verão e depois ficou todo o Outono e Inverno ao frio cá fora e só no final do Inverno comecaram a surgir

Bem, após ouvir o teu relato, acho que vou pôr o novo saco que comprei em terra, a ver se traz mais prendas hehehe Smile
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Seg Maio 20, 2013 4:26 am

ZHANG!!! Não meteste nenhuma palete dentro do Bus porque??? Isso abastecia o forum inteiro!

MuahahaHah Twisted Evil

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Ago 24, 2017 1:52 am