Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

    Biomas do Brasil.

    Compartilhe
    avatar
    Thássio fernandes
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

    Espécie favorita : dionaea
    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 18/03/2012
    Idade : 20
    Localização : Bahia,Brasil

    Biomas do Brasil.

    Mensagem por Thássio fernandes em Ter Jul 10, 2012 3:35 pm

    E ai pessoal,a pedido de alguns amigos do forum estarei mostramdo uma pesquisa a seguir de alguns ecosistemas do Brasil.

    Pampas(sul do Brasil):

    Pampa, Pampas, Campos do Sul, Campos Sulinos e Campanha Gaúcha são termos que se referem à região pastoril de planícies com coxilhas localizada no sul da América do Sul. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul (ocupando cerca de 63 por cento do território do estado), o Uruguai e as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Córdoba, Entre Ríos e Corrientes.
    Caracterização

    Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de 3 000 espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente quatrocentas são gramíneas, como capim-mimoso, pelo menos 385 espécies de aves, como pica-paus, caturritas e anus-pretos e noventa de mamíferos terrestres, como guaraxains, veados e tatus. No Brasil, é um bioma ameaçado.

    O clima da região é o subtropical, que caracteriza-se por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.

    Caatinga(nordeste do brasil):
    caatinga no estado de Pernanbuco.

    Paisagem de caatinga
    Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana estépica. Entretanto, a paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipo de solos e relevo. Uma primeira divisão que pode ser feita é entre o agreste e o sertão. O agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica, característica da Zona da Mata. Já o sertão apresenta vegetação mais rústica. Estas regiões são usualmente conhecidas como Seridó, Curimataúcu, Caatinga e Carrasco.

    Segundo esta distinção, a caatinga seridó é uma transição entre campo e a caatinga arbórea. Cariri é o nome da caatinga com vegetação menos rústica. Já o Carrasco corresponde a savana muito densa, seca, que ocorre no topo de chapadas, caracterizada pelo predomínio de plantas caducifólias lenhosas, arbustivas, muito ramificadas e densamente emaranhadas por trepadeiras. Ocorre sobretudo na Bacia do Meio Norte e Chapada do Araripe.


    Nas serras, que apresentam mais umidade, surgem os brejos de altitude.
    chapada diamantina,no estado da Bahia.

    Mata atlantica(litoral do Brasil):
    A Mata Atlântica é um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. As florestas atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Abriga árvores que atingem de 20 a 30 metros de altura. Há grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Não deve ser confundida com a Floresta Amazônica, ou Selva Amazônica, que é um outro bioma presente na América do Sul.

    Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridionais e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste a Mata Atlântica chegava até a Argentina e o Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Em função do desmatamento, principalmente a partir do século XX, encontra-se hoje extremamente reduzida, sendo uma das florestas tropicais mais ameaçadas do globo. Apesar de reduzida a poucos fragmentos, na sua maioria descontínuos, a biodiversidade de seu ecossistema é uma dos maiores do planeta. Seu clima é subtropical e tropical.

    BIODIVERSIDADE.
    A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisões do bioma da Mata Atlântica em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, seja por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. A interface com estas áreas cria condições particulares de fauna e flora.

    A fauna de vertebrados endêmica é formada principalmente por anfíbios (grande variedade de anuros), mamíferos e aves das mais diversas espécies.

    Da flora, 55% das espécies arbóreas e 40% das não-arbóreas são endêmicas ou seja só existem na Mata Atlântica. Das bromélias, 70% são endêmicas dessa formação vegetal, palmeiras, 64%. Estima-se que 8 mil espécies vegetais sejam endêmicas da Mata Atlântica.

    Observa-se também que 39% dos mamíferos dessa floresta são endêmicos, inclusive mais de 15% dos primatas, como o Mico-leão-dourado. Das aves 160 espécies, e dos anfíbios 183, são endêmicas da Mata Atlântica.

    Espero que os amigos Portugueses tenham gostado de conhecer um pouco do Brasil,abraços!
    avatar
    luis zhang
    Moderador
    Moderador

    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 24
    Localização : Porto

    Re: Biomas do Brasil.

    Mensagem por luis zhang em Qua Jul 11, 2012 2:00 am

    É ao ler estes artigos que me apercebo o quão leigo sou no que toca a ecossistemas de outros países.

    Obrigado pelo tópico!
    avatar
    Thássio fernandes
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

    Espécie favorita : dionaea
    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 18/03/2012
    Idade : 20
    Localização : Bahia,Brasil

    Re: Biomas do Brasil.

    Mensagem por Thássio fernandes em Qua Jul 11, 2012 6:25 am

    de anada amigo,qualquer outras dúvidas estou a disposição!
    avatar
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador

    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 29
    Localização : Leiria/Évora

    Re: Biomas do Brasil.

    Mensagem por Cédric Pereira em Qua Jul 11, 2012 12:02 pm

    Muito obrigado pelo teu trabalho Very Happy

    Conteúdo patrocinado

    Re: Biomas do Brasil.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Jul 20, 2018 7:11 am