Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Mudo ou não mudo?

Compartilhe

Rick!
    Novo Membro
    Novo Membro

Mudo ou não mudo?

Mensagem por Rick! em Sab Jun 02, 2012 11:17 am

Olá pessoal!

Comprei a minha primeira planta (sarracenia) há cerca de 2 semanas, e hoje comprei uma dioneia.

Já arranjei tudo para a muda, um vaso mais largo do que alto, para poder plantar mais do que uma planta, a turfa e a perlite. Foi então na loja que a funcionária me disse algo que me deixou cheio de dúvidas... enquanto procurava o vaso para as plantinhas (já com a dioneia na mão), ela disse que eu não devia fazer a muda para já, pois ela aguentar-se-ia cerca de 1 ano naquele vaso minúsculo de plástico.

Será isto verdade? ela disse que as plantas carnívoras que vendem são todas criadas ali e que não querem um espaço muito grande para já, e que provavelmente se fizer a muda para um vaso maior podem definhar.

Deu-me então a opção de fazer uma muda falsa, ou seja, colocar os mini-vasos onde elas vêm dentro do vaso maior, e cobrir tudo com o substrato até à base das plantas. Desta forma elas continuarão a crescer, e quando já estiverem bastante desenvolvidas, aí sim, trataria de as mudar para um sítio maior.

Será que isto se aplica a todas ou só à Dioneia? Agora não sei o que fazer, ja andei a pesquisar mas parece que ninguém se deparou com esta dúvida.

werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : todas

Re: Mudo ou não mudo?

Mensagem por werds em Sab Jun 02, 2012 1:24 pm

As pessoas normalmente são mal informadas,ou têm deduções falsas, as plantas que se compram normalmente são criadas em terrário, portanto esses vasos são pequenos para caberem muitos num só terrário, eu aconselhava a transplantares se tiveres tudo em ordem.Não te esqueças de humedecer bem a turfa e perlite com água destilada. Vais ver que muito pelo contrário, elas até vão desenvolver melhor. Tens de ter em conta que o solo em que elas veêm na loja, quase nunca é o indicado.
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...

Mensagem por Chepascp em Dom Jun 03, 2012 5:51 am

Boas. Sinceramente não sei que te diga. As primeiras pc's que eu comprei deixei-as todas ficar nos vasos em que vinham e não tive problemas com elas, mas também porque quando as comprei foi já durante o Verão,e já tinha passado a altura em que é mais aconselhável fazer as mudas. Assim esperei pela Primavera seguinte para as mudar. Mas isso também depende, eu tive a sorte das plantas que comprei virem todas em bons substratos e eu sabia que eram bem tratadas, por isso aguentaram-se bem. Comprei uma dionea à uns 2 anos, e só este ano é que a transplantei para outro vaso, porque elas vão sempre criando novas mudas à volta, e a certa altura tem mesmo que se mudar e dividir as plantas.Comprei também uma sarracenia no ano passado, e só para o ano que vem é que penso muda-la. Tal como diz o Werds, por vezes o solo que vem com elas não é o indicado, por isso penso que depende, se souberes que elas eram bem tratadas e que eram bem regadas é uma questão de ires vendo o que a planta pede. Se tiveres duvidas nisso, então podes sempre mudá-la.
    Apenas estou a contar o que se assou comigo, cada caso é um caso.
    Cumps

Rick!
    Novo Membro
    Novo Membro

Mensagem por Rick! em Dom Jun 03, 2012 11:57 am

Obrigado pelas respostas.

A Sarracenia veio do Leroy por isso não sei quanto às suas origens. Quanto à Dionea veio dos Viveiros de S. Jorge, e pelo que parece é produção deles mesmo, com certeza devem ter um solo como deve ser. Já para não dizer que a terra veio bem humedecida.

Para já vou então avançar com a "falsa" muda e arriscar para como se safam. Daqui a um ano passo para a muda a sério.

Mais opiniões serão sempre bem-vindas.

Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Dom Jun 17, 2012 5:30 am

Não mudes! O Chepas está MUITO correcto, não devias estar a perturbar o complexo radicular delas, nesta altura de crescimento acentuado! Espera pelo inverno. Mas já agora, se pudermos ver uma foto da planta e da textura do solo em que vem, seria ideal. Já tem acontecido as plantas virem em solos que é para esquecer..... De qualquer das maneiras orienta-te pela dica do Werds, mas tendo em muita consideração a orientação do Chepas.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Dez 12, 2017 11:17 pm