Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Silica das Encomendas

Compartilhe
    HTGN
    Novo Membro
    Novo Membro

Silica das Encomendas

Mensagem por HTGN em Ter Maio 01, 2012 3:03 pm

Como se costuma dizer, não existem perguntas estúpidas mas sim respostas inúteis, segue então uma pergunta estranha.

A sílica que vem nas encomendas, serve como substrato?

É que ainda não tive a oportunidade de ver numa florista a sílica de que se fala aqui no fórum, mas lido diversas vezes com a sílica que vai em encomendas e em tudo o que tem de se manter sem humidade, normalmente nuns pequenos sacos plásticos ou de uma fibra branca porosa.
    A minha duvida é saber se isso é a mesma coisa? e se não for, se por exemplo me sabem dizer se serve? é que se servir tenho muito disto aqui por casa, sempre se poupa uns trocos e é menos coisas que vão para a lixeira.

Seguem umas fotos do que falo Very Happy

também existe no supermercado á venda como substituto da areia dos gatos, mas suponho que essa não sirva, visto que já vi que algumas são perfumadas, mas é mas uma dica lol Laughing

joaoxs
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : Boa questão...

Re: Silica das Encomendas

Mensagem por joaoxs em Qua Maio 02, 2012 8:09 am

Boa pergunta... também queria saber a resposta a isso... Pelo que me disseram, aqui no fórum, a areia para gato não funciona...
    fsilva
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : dionaea muscipula

Mensagem por fsilva em Qua Maio 02, 2012 4:21 pm

A silica é assim. Há de várias granulometrias. Tipo a que é usada em aquários que é parecida com a areia da praia.
    Esta da foto é usada nos filtros das piscinas.

Essa silica dessas imagens serve apenas para reter a humidade.
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Qui Maio 03, 2012 4:41 am

Exacto fsilva.

Malta, eu compro silica aos 50Kg em armazéns de aquariofilia. (usado nos vidros) Wink

Bom cultivo.
    fsilva
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : dionaea muscipula

Mensagem por fsilva em Qui Maio 03, 2012 11:40 am

Eu esta comprei na Agriloja. Na secção das piscinas. É vendida aos sacos de 25kg por menos de 10€.

pedronb
    Novo Membro
    Novo Membro

Mensagem por pedronb em Dom Maio 13, 2012 8:31 am

A silica das embalagens é um quimico "perigoso e tóxico" que absorve humidade.

A areia de silica de rio é usada nos aquários, nos filtros de piscina

Tem vários tipos de grão:

0.4 a 0.8mm para Filtro piscina - Tens sacos de 25 kg no Aki a 10€ e no Brico

3,5mm para Aquário - Em lojas de aquários 15kg a 10€

Também há areia de rio (construção) que é bastante mais barata saco de 20kg a 1.88€

A indicada nos sites para PC é a de aquário 3 a 4mm de grão

HTGN
    Novo Membro
    Novo Membro

Mensagem por HTGN em Ter Maio 15, 2012 6:31 pm

"A Sílica Gel Dessecante não apresenta nenhum efeito adverso ou nocivo ao meio ambiente. Por ser um produto sintético totalmente atóxico e inerte quimicamente, seu descarte pode ser feito como lixo comum, sem qualquer risco de contaminação ao solo ou subsolo. Ingestões acidentais do produto demonstram total tolerância e inertibilidade do organismo humano e de animais à presença da Sílica Gel." Fonte: http://www.e-didai.com.br/como-usar-silica-gel

Apenas um tipo de sílica gel destes pacotes é considerada como Tóxica. Que é a sílica gel indicadora de cor azul.
    Passo a citar

"O indicador azul contido na sílica-gel indicadora é baseado no cloreto de cobalto (II), que é classificado como tóxico, segundo a diretriz européia (Diretiva da Comissão Européia 98/98/EC - aditivo à 67/548/EEC). Ainda que a sílica-gel indicadora seja usada em pequenas quantidades, esta diretriz da Comissão Européia exige que ela seja etiquetada como "tóxica". Atualmente está sendo substituída por outros corantes (amarelos ou laranja), de origem orgânica e atóxicos." fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dessecante

"A sílica gel não é tóxica, mas pode ter outras substâncias adicionadas, como o cloreto de cobalto, que é uma toxina conhecida que fica rosa quando em contato com a humidade, e adquire a cor azul quando está seca. Apesar do gel de sílica ter enorme potencial de reutilização ela não é reciclada." Fonte: http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/como-reutilizar-silica-gel-em-casa/

Ainda li algures num fórum que uma mãe distraída deixou um puto ingerir a sílica gel, e ao ligar para o centro de anti venenos, lhe foi dito para ficar descansada que não existia qualquer perigo.

O centro anti venenos da carolina ainda tem este texto "Silica gel is non-toxic, meaning that it is not poisonous if eaten. The package says "DO NOT EAT" because (1) it is not food, and (2) it could be a choking hazard. The packet or gels may easily become lodged in the throat of a small child or animal."

Depois de mais umas horas a pesquisar, neste momento a minha grande duvida era saber ao certo as diferenças da sílica gel das embalagens para a que se utiliza nas carnívoras.
    Pelo que tenho lido a branca não tem qualquer problema em se meter na terra, mas tem desvantagens?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Tópicos similares

-

Data/hora atual: Qui Nov 23, 2017 2:52 am