Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Principiante - Agradeço Ajuda

Compartilhe

AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Principiante - Agradeço Ajuda

Mensagem por AMP em Ter Ago 23, 2011 3:57 am

Bons dias pessoal.

Vejo que existe uma comunidade de plantas carnivoras bastante dinamica... os meus Parabéns.

Nunca me dediquei a plantas nem a nada semelhante, por isso esta será a minha primeira experiencia, e como achei interessante e bonitas as PC, decidi dedicar- a elas, pode ser que o bicho pegue...

Encomendei uma Dionaea e uma Drosera já adultas, assim como a perlite e a turfa adequadas à sua manutençao. Agora surgiu-me uma dúvida em relação aos vasos, queria uma floreira para manter as plantas no interior da casa junto a uma janela, vi umas no AKI já com reservatório de água, mas fiquei intrigado como se processa a circulação e absorção da água.

Já pesquisei aqui no fórum temas e tutoriais interessantes em que a malta usa argila no fundo, depois um tubo para avaliar o nivel da água e uma manta geotextil para a separação do solo, mas as dúvidas surgiram na escolha do vaso.

A minha questão prende-se na floreira que estou a pensar comprar, é uma jardineira do AKI, como ainda não tenho possibilidade de colocar o link, se quiserem vão ao site do AKI na secção Jardim >> Vasos (2ªpágina) >> Jardineira Reserva Agua verde.

Nesta floreira existe uma separação já criada com género de uma rede de plástico.
    Como se processa a reserva de água nesta floreira? Rego o solo à superficie e a água vai lentamente até chegar ao fundo? É que aqui não sei como avalio o nivel da água. Poderei por um tubo em direcção ao fundo, mesmo sem argila e sem manta geotextil, já que a floreira traz a tal separação?

Acham que esta floreira é ideal para a criação destas plantas? Ou tenho que introduzir argila e fazer um tubo para avaliar o bivel da água?

Agradecia ajuda pessoal. As minhas plantas devem chegar hoje e não as queria colocar naqueles vasos de plastico "rasca" em que com o prato a servir de reservatorio de água fica mais sujeito à criação de mosquitos e outros microorganismos.

Obrigado e Cumprimentos.
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : todas

Re: Principiante - Agradeço Ajuda

Mensagem por werds em Ter Ago 23, 2011 4:07 am

Para começar devias te apresentar ao fórum no tópico das apresentações,em questão á floreira eu não tenho nenhuma mas pelo que aprendi podes por um tubo , por exemplo uma garrafa de plástico cortada e por argila expandida dentro do tubo , convém lavares a argila pois pode conter alguns químicos ,
    "As minhas plantas devem chegar hoje e não as queria colocar naqueles vasos de plastico "rasca" em que com o prato a servir de reservatorio de água fica mais sujeito à criação de mosquitos e outros microorganismos."
    Bem isso nunca me aconteceu mas olha que estas plantas alimentam-se de insectos portanto era engraçado que a "incubadora" estivesse ao lado da planta Twisted Evil

fsilva
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : dionaea muscipula

Mensagem por fsilva em Ter Ago 23, 2011 4:54 am

Olá e bem vindo!

Para teres uma ideia sobre como fazer a floreira tens aqui o link de uma que fiz:

http://plantascarnivoras.forumr.net/t1913-floreira-para-carnivoras

qualquer dúvida apita Very Happy

AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por AMP em Ter Ago 23, 2011 5:03 am

fsilva escreveu:Olá e bem vindo!

Para teres uma ideia sobre como fazer a floreira tens aqui o link de uma que fiz:

http://plantascarnivoras.forumr.net/t1913-floreira-para-carnivoras

qualquer dúvida apita Very Happy

Já tinha visto o teu engenho, muito bom, excelente mesmo, Parabéns.

Penso que a floreira que vi no AKI é igual à que disponibilizas nas tuas fotos, por isso já deves saber do que falo. Será que não dá para usar a floreira assim como a compras? Sem o tubo, a argila e a manta geotextil? É que à ultima da hora estar andar à procura de isso tudo vai ser dificil.

O que eu gostaria de saber é que será mesmo obrigatório esse sistema do tubo, argila e manta geotextil? Não será possivel usar a floreira sem qualquer tipo de alteração para a criação das plantas?

Acho que me vou virar mesmo para os vasos em plástico, queria juntar as 2 plantas e com a floreira dava um aspecto mais agradavel.

Obrigado pelas respostas. Cumpts.
    fsilva
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : dionaea muscipula

Mensagem por fsilva em Ter Ago 23, 2011 5:30 am

Se a floreira que dizes for mesmo igual à minha não vai dar porque a altura de água que fica no fundo dela é muito baixa para a quantidade de substrato que leva por cima. A manta apenas serve para evitar que o substrato se infiltre na argila. Uma rede fina também faz um efeito parecido. A manta retém mais humidade. Quanto ao tubo não será obrigatório, apenas é mais prático porque no meu caso apenas serve para abastecer a floreira e não para controlar o nível de água. O nível é quando a água começa a sair no tubo de descarga.

AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por AMP em Ter Ago 23, 2011 5:52 am

Exacto. Também achei a floreira muito alta, cerca de 20cm. Sendo assim irei ter que optar pelos vasos de plasticos baratos, coloco um prato por baixo e vou controlando o nivel da água. Também já vi um método bastante eficaz, colocar o vaso com a planta sobre outro vaso igual com algo no interior para que haja o minimo de volume de água.

Pode ser que hoje à tarde cheguem as minhas plantas e depois de experimentar dou feedback.

Agradeço o esclarecimento, mas outras opiniões serão sempre bem-vindas.
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Ter Ago 23, 2011 6:11 am

depois mostra fotos geek
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Mensagem por Bruno Abreu em Ter Ago 23, 2011 10:34 am

Realmente essa jardineira é um pouco arriscada para controlar a quantidade de água no início... podes começar pelos vasinhos de depois se assim o quiseres mudas para algo melhor!

Wink

AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por AMP em Ter Ago 23, 2011 1:50 pm

Viva Bruno.

É isso que irei fazer, não quero cá complicações e não quero ver as plantas a morrer no 1º mês,vou mesmo optar pelos vasos pequenos em plástico. Para ter dentro de casa é que não é muito agradável.

Pelo nome que apresentas aqui no fórum tenho quase a certeza que foi a ti que comprei as plantas. Amanhã se chegarem as plantas vai ser impossível ir levantá-las, estou das 8h às 21h a trabalhar e terei que ir lá só 5ª feira da parte da tarde. Espero que não haja problema.

Cumpts.
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Mensagem por Bruno Abreu em Ter Ago 23, 2011 2:32 pm

Eheheh sim! Razz É dificil não perceber! Razz Espero que cheguem bem. Mais dia menos dia não faz mal. Desde que não estejam fechadas ao sol estão bem.

Depois, se houver algum problema é só dizer!

Wink
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por werds em Qua Ago 24, 2011 3:05 am

convém ter as plantas na rua , pois algumas precisam de dormência no inverno para ganharem forças para a primavera , porque senão tiverem essa dormência perdem anos de vida

AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por AMP em Qui Ago 25, 2011 1:12 am

Já tenho o talão de levantamento dos CTT, chegou ontem, mas como estive todo o dia a trabalhar não tive oportunidade de levantar as plantas.

Hoje da parte da tarde vou buscá-las e comprar os vasos, pratos e agua destilada.

Espero que as plantas estejam com optimo aspecto, e mesmo que não estejam espero ajudar na sua recuperação, tenho algum receio de fazer algo errado e com um gato lá em casa todo o cuidado é pouco, tenho que fechar as plantas num compartimento junto a uma janela ou arranjarum outro método para evitar estragos por parte do animal.

Depois coloco novidades ou abro novo tópico na secção adequada para acompanharem o seu desenvolvimento.

Obrigado pela ajuda.

AMP
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Mensagem por AMP em Qui Ago 25, 2011 11:16 am

Pessoal, já coloquei na secção das plantas (família e género) fotos das minhas plantas e do inicio desta experiência. Caso queiram dar uma vista de olhos e opinar agradecia.

Bruno... Obrigado por tudo. Caso necessite de alguma outra planta ou material não hesitarei, estou mesmo contente, nunca imaginei que as plantas chegassem em perfeito estado e sempre pensei que fossem mais pequenas.

Cumpts.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg Maio 29, 2017 10:12 am