Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

    Artigo - Carnivorismo nas Plantas

    Compartilhe
    avatar
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 1641
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 33
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Artigo - Carnivorismo nas Plantas

    Mensagem por Ricardo Miranda em Seg Out 19, 2009 1:41 pm

    Cientistas descobriram motivos para certas plantas se terem tornado carnívoras
    Um estudo recente revela as razões de algumas espécies plantas optarem pelo carnivorismo.



    A existência de plantas carnívoras tem fascinado tantos botânicos que ao longo dos séculos levantaram a seguinte questão: "Por que algumas plantas são carnívoras?"

    Um artigo recente de Drs. Jim Karagatzides e Aaron Ellison na edição de setembro do American Journal of Botany aborda esta questão.

    Como Ellison afirmou: "A resposta geral a isto é que em ambientes que têm poucos nutrientes (como pântanos, onde estudamos as plantas carnívoras), carnivorismo permite que estas plantas capturar nutrientes "com asas". Mas se é tão bom ser uma planta carnívora nestes tipos de ambientes, por que não há mais plantas carnívoras? Saber quanto "custa" a uma planta carnívora fazer uma armadilha é uma peça-chave de informação necessárias para compreender por que razão não há mais plantas carnívoras."

    Ellison e Karagatzides compararam simultaneamente tanto os custos e como os benefícios das armadilhas, folhas, raízes e rizomas de 15 diferentes espécies de plantas carnívoras.

    Ao medir o custo de construção de carbono necessária para criar essas estruturas da planta e compará-lo com o tempo de recuperação, a quantidade de tempo necessário para a estrutura de fotossíntese recuperar o carbono utilizado na sua construção, Ellison e Karagatzides foram capazes de determinar como benéfica uma armadilha poderia ser a de uma planta.

    Contrariamente às expectativas, o custo médio para criar uma armadilha foi significativamente menor do que o custo para criar uma folha.
    "O resultado mais interessante é que as armadilhas das plantas carnívoras são "baratas" de se fazer (pelo menos em comparação com as folhas)", disse Ellison.

    "Modelos de evolução do carnivorismo nas plantas têm sugerido que as armadilhas devem ser estruturas "caras" uma vez que é necessário um monte de carbono e nutrientes para as fazer, e por isso elas não subsistiriam se esse custo não fosse recuperado, caso o modelo carnivorismo não se adapta rapidamente (ou fosse evolutivamente eficiente). Devido ao facto de as plantas carnívoras possuirem taxas muito baixas de fotossíntese, ainda leva a um tempo muito longo para que as plantas "paguem" para os custos (por acumulação de novo carbono através da fotossíntese)", diz Ellison.

    Compreender como carbono e nutrientes minerais são distribuídas entre os diferentes órgãos das plantas, nas diferentes espécies, é um dos principais objetivos da área de ecologia vegetal. As plantas carnívoras são um organismo modelo para estudar as trocas de carbono e nutrientes minerais, porque as plantas habitam ambientes abertos, onde a luz e a água não são limitantes, mas no fornecimento de nutrientes é quase inexistente e, portanto, é relativamente fácil de separar experimentalmente os efeitos de limitação de nutrientes dos efeitos de limitação de luz ou água.

    Ellison e Karagatzides chegaram a resultados capazes de avançar nossa compreensão da função da cadeia alimentar na sua plenitude. Ellison afirmou: "Nicholas Gotelli (da Universidade de Vermont) e eu, junto com nossos colegas e alunos, passamos mais de 10 anos estudando este ecossistema como um micro-modelo para a cadeia alimenta completa, incluindo a planta como produtor e habitat, da cadeia alimentar aquática vive dentro dos jarros das plantas, e ecossistemas aquáticos como actualmente funcionam."

    "Estes estudos forneceram novos incitam sobre a dinâmica populacional e extinção, a importância da cadeia alimentar para a persistência de predadores de topo, e agora como os organismos armazenam os nutrientes para melhor controlar e distribuir os fluxos de energia e nutrientes através das fronteiras do ecossistema," Ellison conclui.
    avatar
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional

    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 62
    Localização : Porto

    Re: Artigo - Carnivorismo nas Plantas

    Mensagem por Hugo Rodrigues em Seg Out 19, 2009 2:45 pm

    Fascinante Wink
    avatar
    Diamantino
    Moderador
    Moderador

    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 31
    Localização : Porto-Portugal

    Re: Artigo - Carnivorismo nas Plantas

    Mensagem por Diamantino em Seg Out 19, 2009 11:32 pm

    Muito bom artigo
    avatar
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 1641
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 33
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Re: Artigo - Carnivorismo nas Plantas

    Mensagem por Ricardo Miranda em Ter Out 20, 2009 3:18 am

    Encontrei este artigo num site noticioso árabe do Teerão, e como estava em inglês, traduzi-o à minha maneira para português...

    Conteúdo patrocinado

    Re: Artigo - Carnivorismo nas Plantas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Jul 20, 2018 7:35 am