Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

A Mãe de Milhares (Update)

Compartilhe
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

A Mãe de Milhares (Update)

Mensagem por Prevaricador em Qua Maio 04, 2011 11:15 am

Boas pessoal!

Queria aqui aproveitar, para vos mostrar a todos uma planta que muito recentemente adquiri (quase por engano lol), e que apesar de inicialmente não mostrar muito interesse nela, hoje em dia é uma das minhas favoritas.

Todos nós temos diversas razões para ter diversas plantas em nossa casa, ora seja porque tem uma flor muito bonita, ou porque é muito rara, ou porque é muito dificil de criar, ou porque algum familiar ja não entre nós tambem gostava, enfim um sem numero de razões.... eu adoro e tenho esta planta porque tem caracteristicas que me impressionam, neste caso, esta planta impressiona-me porque é um autentico virus!

A planta em questão é esta, Kalanchoe x houghtoni...

é uma planta hibrida, que surgiu do cruzamento de duas plantas, Kalanchoe daigremontiana(conhecida como "mother of thousands") e Kalanchoe delagoensis ambas provenientes de Madagascar.

Para ser sincero ainda estou a aprender muito sobre esta planta, e as pesquisas s~´ao dificeis porque muitas pessoas confundem, ou enganam-se nas fotos e na informação.
    Esta planta é um suculento e como grande parte deles, é tolerante a falta de agua e muito resistente. Pde atingir até um metro de altura, as folhas no topo da planta sao de um verde vivo, enquanto as que se encontram na base da planta, com o tempo desenvolvem uma cor arroxada. Todas elas na parte exterior(e tambem na parte inferior) das folhas tem um padrão de manchas que faz lembrar as manchas de um leopardo.

E é um virus por que? Como as plantas que cruzaram para a criação deste hibrido, principalmente Kalanchoe daigremontiana, esta planta quase não floresce até a idade adulta, devido a energia de dispende a propagar-se. Vejam...

Estão a ver aquelas "bolinhas" nas pontas das folhas? (se calhar veem melhor na foto anterior)
    Esta planta tem a capacidade de se propagar através de brotos que nascem nas folhas. Elas desenvolvem-se inicialmente nas pontas das folhas da planta mãe, e depois acabam por cair ou serem levadas pelo vento...

Na Kalanchoe daigremontiana, as pequenitas ja tem raizes antes de cairem das folhas da planta mãe (acho que na minha o mesmo não sucede), e elas mal caem enraizam-se com muita facilidade, e são muito resistentes, desenvolvemdo-se inclusivamente em sitio sem terra (por entre espinhos de cactos, casca de arvores, entre folhas de orchideas, em passeios de cimento, em folhas mortas etc) dai o nome "mother of thousands (mãe de milhares).

Sendo a minha uma hibrida penso que esse potencial virulento proveniente das plantas que cruzaram é bem real.

Sinceramente axo que a sua resistencia aliada ao seu metodo de propagaçao tornam esta planta (assim como as plantas mãe que usaram para a sua criação) em algo muito fascinante.

Desde ja disponho-me a oferecer rebentos desta maravilhosa (e virulenta) planta a quem estiver interessado...vou pedir é que por favor aguardem uns mesitos ate poder determinar concretamente a numero de rebentos que ela ira gerar com sucesso.

Última edição por Prevaricador em Seg Dez 12, 2011 12:25 pm, editado 1 vez(es)
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus

Re: A Mãe de Milhares (Update)

Mensagem por Marta I. em Qua Maio 04, 2011 1:00 pm

olá Prevaricador,

Essa planta chega a ser uma praga! Very Happy
    eu aki na varanda da minha casa tenho os canteiros carregados dessas plantas e pelo prédio todo vê-se plantas dessas,isto porquê?
    Porque a vizinha do ultimo andar tem para aí umas 10 gigantes com flor, lindas diga-se de passagem, e propagou pelo prédio todo!
    E são super plantas pk no meu caso, arranquei umas quantas de um dos meus canteiros para pôr outras plantas, e pensei k como iam morrer, metias todas num espaço k tenho onde aproveito os restos para adubo, e quando la voltei tal ñ foi o meu espanto quando reparei k nenhuma tinha morrido,e mais tinha-se indireitado e continuam a crescer como se nada fosse é de referir k as raizes estam todas de fora! É de facto uma super planta e muito bonita quando dá flor (gigante!! Smile )

Achei piada gostares desta planta . Boa sorte com a tua!!
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Mensagem por Prevaricador em Qua Maio 04, 2011 1:23 pm

Olá Marta Very Happy

hehe sim são realmente autenticas pragas!

Eu mantenho a minha dentro de casa, tenho varios predios em redor, alguns campos, e um jardim mesmo em frente a minha casa e tenho receio que ela se alastre pela vizinhança. Eu levo isto a serio pois uma das mães a Kalanchoe daigremontiana tornou-se uma seria praga em partes da australia e em varias ilhas do pacifico. Penso que em alguns estados nos EUA, tambem tem alguns problemas com essa especie de planta, por isso tento manter a minha num ambiente o mais controlado possivel Very Happy.

Mas mesmo assim, acho-a extremamente interessante e bonita:D.

Quando encontrares mais ja sabes, não basta arrancar da terra e atires po canto elas crescem na mesma, acho que tens que ser mais "violenta" com elas!

Eu oferecia-te uns rebentos mas...LOL parece que não precisas Very Happy

Obrigado pelo teu post Very Happy
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : As minhas

Mensagem por cp_produtos em Qua Maio 04, 2011 5:22 pm

Se tiveres umas "sementes" dessas que possas partilhar eu gostava de poder cultivar essa planta.

.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus

Mensagem por Marta I. em Qui Maio 05, 2011 2:24 am

Cp sementes ñ tenho, mas se kiseres plantas "bébés" é só dizeres k eu vou ali ao kintal! lol! e envio-te Wink
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Mensagem por Prevaricador em Qui Maio 05, 2011 6:20 am

Boas!!

Terei todo o gosto em partilhar esta planta Very Happy.

Sementes não é possivel (so quando for mais velhinha é que vai florir) mas uns brotos ou ums rebentos posso perfeitamente arranjar cp.

Recebi tambem a cerca de 3 dias atraz umas bastante novinhas (entre 1 a 4 cm de altura) que tambem poderei disponibilizar. Axo que consegues ver nas fotos duas das maiores que plantei no mm vaso da "mãezinha".

Podes tambem sempre aproveitar a oferta da marta hehe ela deverá obter plantas ja com algum tamanho e idade, de forma a poderes começar mais rapidamente o cultivo destas meninas.

A decisão é tua Very Happy
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por cp_produtos em Sex Maio 06, 2011 1:53 am

Então Marta vou aceitar a tua oferta de plantas bébes Smile

Eu não posso enviar pm's no forum, se não te importares envia-me um email para:

cp_produtos@yahoo.com

nota: eu depois arranjou-te qualquer coisa em troca Wink

.
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Mensagem por Prevaricador em Seg Dez 12, 2011 12:25 pm

Ora aqui vai um update...

Lembram-se desta pequena? Aqui estava ela a uns 7 meses atras, tinha cerca de uns 50cm de altura

Hoje esta assim...

Tem actualmente cerca de 1,70m de altura e esta a prepara-me uma surpresa...

Vai florir Very Happy

Infelizmente ainda vai demorar, pois por toda a planta pequenos bracitos como os que podem ver na penultima e ultima foto crescem com mais botoes, o que quer dizer que litreralmente vai florir de cima a baixo, vai ser um belo espetaculo Very Happy
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Espécie favorita : Todas

Mensagem por Pedro em Ter Dez 13, 2011 1:59 pm

Já está bem alta Very Happy
    adfafe
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por adfafe em Qui Dez 15, 2011 4:32 pm

Não é que queira criticar o teu gosto ou actuação, mas devido ao carácter invasor que tu próprio relataste, não é muito aconselhável ajudar à disseminação desta espécie.

Para começar ela nem cá devia estar, mas cabe na consciência e responsabilidade de cada um tomar as devidas precauções para que ela não "saia" de casa. Mas como vês no exemplo da vizinha da Marta, há gente que não toma esses cuidados e depois temos casos de invasões que se podem tornar massivas com o passar dos anos.

De certeza que as pessoas que trouxeram as Cortaderia selloana's (ervas das pampas) também tinham boas intenções...

P.S. espero que ninguém se ofenda com este post (não é o objectivo), mas é a minha opinião, mas eu não acho que seja boa ideia oferecer assim plantas destas.
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Qui Dez 15, 2011 8:22 pm

Foi uma intervenção sábia e toda a gente entendeu a tua boa intenção, Adfafe.

Acima de tudo, não se pode negar essa realidade de propagação.

Lembro-me de no fim do verão ter vendido uns vasos com umas capensis Red, e passado uns meses quando pedi fotos actualizadas dos mesmos vasos, reparo em 2 aliciae, 1 spatulata e algo que julgo ser uma capillaris. Claro que neste caso foi sorte do comprador, os vasos teres estado perto de outras inflorescências... Smile

Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Mensagem por Prevaricador em Qui Dez 22, 2011 1:56 pm

Ora boas noites

Eu ja a dias que ando a rondar este meu post tentando arranjar uma resposta "cuidada" ao post do Adfafe, e desde ja queria pedir as minhas desculpas ao pessoal do forum, nomeadamente ao daniel que serviu de mediador, se a resposta sair assim mais para o efusivo...enfim...

Eu estou perfeitamente ciente das capacidades invasivas desta planta, ao contrario de muita boa gente por ai, eu faço os meus trabalhos de casa e tomo as devidas providencias, e la por uma vizinha da Marta ser irresponsavel, não quer dizer que toda a gente que tenha esta planta o seja, eu proprio dou-me ao trabalho de 2 em 2 dias perder cerca de 10mins a percorrer a planta na sua totalidade, e remover tds as pequenas plantas que estejam a crescer uma a uma, procedendo seguidamente a sua destruição. Alias a pessoa que me cedeu esta planta, ja tem a sua a mais de dez anos, e so cresce no seu canteiro.

Tens razão, "para começar nem devia de ca estar", visto que não cresce naturalmente no nosso Portugal, mas vendo bem por esse prisma, secalhar grande parte da tua coleção tambem não devia ca estar

Boas Festas

Última edição por Prevaricador em Sex Dez 23, 2011 2:19 pm, editado 1 vez(es)
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por cp_produtos em Qui Dez 22, 2011 4:01 pm

já agora os meus 2 cents.

mostrei interesse e recebi a planta penso que da Marta, é uma planta muito gira e devo dizer que a tenho a crescer em dois locais, ja desde uns bons meses basta ver as datas deste topico, ainda não fugiu dos seus vasos.

Eu não costumo fazer a ronda das plantas, mas o chão é volta dos vasos é cimento e os rebentos que caem não sobrevivem.

Isto das plantas invasoras tem muito que se lhe diga...

.
    adfafe
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por adfafe em Qui Dez 22, 2011 4:46 pm

Para começar não percebo a efusividade da resposta... (cá está, de novo o "para começar")

É assim, quando disse que não devia cá estar, referia-me não ao seu carácter exótico mas sim às características invasoras. Sendo certo que é proibida por legislação a disseminação de espécies não indígenas no nosso País, também penso que é de bom senso, percebendo-se que não existe de maneira alguma competição "desleal" destas com as espécies nativas, ignorar esta parte da normativa. Assim como disse no meu post anterior em relação também às potenciais invasoras, e no caso desta planta: "cabe na consciência e responsabilidade de cada um tomar as devidas precauções para que ela não "saia" de casa".
    Como vês, a minha posição não é assim irredutível... se andaste durante dias a percorrer o tópico, deverias ter lido com mais atenção.
    Penso que a parte que afecta o teu cuidado com a planta está resolvido, até porque em parte alguma do meu comentário leste indicação que toda a gente é irresponsável, como pareces fazer crer. Apenas salvaguardei que essas pessoas existem.

Agora a parte que mais me diverte...
    Vejo que viajas muito por esse mundo e fóruns, e sabes muito sobre opiniões, mas também me parece que ainda não sabes o suficiente... As opiniões, pelo menos no meu caso e na minha visão de sociedade funcional, dão-se sem terem de ser autorizadas, pedidas, etc. São opiniões, ponto. Ainda bem que sou capaz de dar as minhas com respeito e sem ofender ninguém (pelo menos quem não seja virgem ofendida com a mania da perseguição).
    A minha opinião não é melhor do que a de ninguém... não tenho capacidade de bloquear o tópico e mesmo que tivesse não o faria, logo, ao contrário de outros, estou pronto a ler/ouvir todas as opiniões de quem se dignar a comentar, sejam elas contrárias ou equivalentes à minha.
    Estás inscrito num fórum, uma comunidade onde se partilham experiências e opiniões, se não estás preparado para as receber, se calhar devias reconsiderar a tua participação (e não, não estou a ordenar que te cales, apenas a sugerir que repenses a atitude).

Agora, não podes ter a certeza que toda a gente que leu o tópico está ciente das propriedades da planta e do que ela pode causar, simplesmente porque não os conheces a todos, e aí é que começa o teu erro, não podes pensar que são todos como tu, porque volta e meia lá aparece um mais desatento ou despreocupado e está o caldo entornado.
    Mais uma vez, se não deram a opinião não foi porque eu os proibi, tu é que pareces pouco aberto a opiniões pelo que vejo...

Nem inicialmente nem no fim tive vontade de criticar ou ofender, se ficaste chateado a determinada altura eu não tenho culpa disso...
    Se o que despoletou esta resposta foi o "para começar", que tu dizes bastante autoritário (LOL), então tenho pena de ti e da tua capacidade de interpretar Português.

Sim, mais adulto seria, no mínimo, necessário. Ignorar o post, por favor não, gosto de conversar porque é assim que a gente se entende, mas para isso tem que haver abertura para as diferentes opiniões, e não respostas agressivas.

Agora, por fim, sou eu que peço desculpa ao outros utilizadores, mas para respostas tortas eu respondo torto e meio (sem ter de ofender).
    Daniel, pelos vistos nem toda a gente entendeu a boa intenção... =/

Cumprimentos,
    André Gonçalves

EDIT: Retirado o "P.S." por respeito aos membros do fórum.

Última edição por adfafe em Sex Dez 23, 2011 7:04 am, editado 1 vez(es)
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Qui Dez 22, 2011 9:14 pm

Prevaricador: Já observo a tua actividade a algum tempo, e tu não és pessoa de "ficar a rondar posts, em busca de respostas"... Viste o teu tópico a passar por censura (não é novidade neste fórum); mostraste-te descontente (o que tens todo o direito) ; mas é altura de seguir em frente.. Wink

Adfafe: Apesar de haver aí malta que adora criticar outros cultivadores, não sigas por aí. Tenta sempre questionar o assunto em causa e não o cultivador. A última linha do teu último post inibiu qualquer tipo de desculpa da tua parte. A tua intervenção passou de fundamentada a arrogante.

Compreendo o ponto de vista de AMBOS, não gosto é que ponham os nervos acima da imagem da CPPC (apesar de toda a gente ter que se passar de vez em quando). Por isso vou esperar 1 dia para que re-editem os vossos posts. O assunto DEVE permanecer em debate, a critica do Adfafe TEM que ser reformulada, mas o desentendimento deverá desaparecer. Se quiseren continuar o desentendimento, existe uma coisa que se chama PM.

Para finalizar a conversa antes de ser apagada, devo citar 2 comentários que li aqui:

cp_produtos escreveu:
    Eu não costumo fazer a ronda das plantas, mas o chão à volta dos vasos é cimento e os rebentos que caem não sobrevivem.
    Isto das plantas invasoras tem muito que se lhe diga...
    .

Prevaricador escreveu:
    Tens razão, "para começar nem devia de ca estar", visto que não cresce naturalmente no nosso Portugal, mas vendo bem por esse prisma, secalhar grande parte da tua coleção tambem não devia ca estar.
    .

...já dá que pensar...

É Natal pessoal...
    Cumprimentos a todos.
    adfafe
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por adfafe em Sex Dez 23, 2011 7:03 am

Daniel, se quando pedes que edite o meu post estás-te a referir à ultima linha apenas, tudo bem, apago essa parte de pronto, apesar de me fazer alguma confusão o atropelo à Língua Portuguesa, ainda para mais de pessoas justificam a sua conduta em simples expressões inofensivas.

Agora se me pedes que reformule toda a resposta, não o vou fazer, prefiro que sejam vocês a apagá-la. Pela simples razão de que passei uma mensagem que não é menos importante que a questão das plantas neste caso, que toca ao respeito pelas opiniões e à liberdade de expressão.

Não me alongo mais para não ser tomado como arrogante.

Cumprimentos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por cp_produtos em Sex Dez 23, 2011 7:33 am

adfafe, não sei conheces este famoso poema de Martin Niemöller:

"Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse"

agora falas em liberdade de expressão e em respeito pelas opiniões, esse tipo de situações não apareceram agora, já muitos tópicos desapareceram deste fórum, já muitas mensagens foram apagadas, sempre que alguma conversa perturba o falso paraíso, as mensagens desaparecem rapidamente, mas como quando essas coisas se passam só os envolvidos se queixavam e a maioria olhava para o lado, agora que vens falar nessa liberdade e respeito por opiniões contrárias, tal como no poema, já não há ninguém para protestar...

.
    adfafe
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por adfafe em Sex Dez 23, 2011 7:47 am

O respeito pelas opiniões e liberdade de expressão que me refiro não é contra a suposta "censura" que, pelo que me parece, só não quer ataques pessoais e faltas de respeito (totalmente aceitável), e aí o meu Mea Culpa.

Mas não sou capaz de apagar mais do que o que já apaguei porque realmente acho que o resto da mensagem não se trata propriamente de um ataque pessoal mas sim uma resposta à altura de quem participa num fórum e não quer ler diferentes opiniões. Não me parece que tenha ofendido alguém.
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Mensagem por Prevaricador em Sex Dez 23, 2011 2:16 pm

Bem decidi que não vou perder mais o meu tempo contigo.

Como já disse, ja me deparei om pessoas como tu, pensas que es o portador da razão e o messias da verdade, mas na realidade tens apenas o ego inchado e a mania das grandezas.

Pessoas como tu normalmente so trazem problemas, acham-se no direito de dizer o que quer que seja, a quem seja da forma que querem, e no momento em que alguem discorda contigo ou com os teus pontos de vista, subitamente tornas-te uma vitima, gritando por justiça e pela liberdade.

Acho que não preciso de dizer mais nada ja que os teus proprios posts falam por si.

Por favor se assim o entenderes, podes passear por este post o tempo que quiseres até o Daniel ou eu proprio decidir apaga-lo.

Bom Natal.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Jan 18, 2018 3:50 pm