Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Silica por perlite?

Compartilhe
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...

Silica por perlite?

Mensagem por Chepascp em Seg Abr 18, 2011 3:35 pm

Ora boas noites. Com a chegada da primavera, estou a querer começar a introduzir me no cultivo das pc's, e vou começar por tirar e separar as que ja tinha para novos vasos, e tentar juntar algumas numa floreira. Já consegui arranjar a turfa loira 250lt, numa loja em Lagoa, por 14€11, e comprei também um saco de areia de silica 25kg na mesma loja por 13€, não sei se foram muito caros. O que não consegui, ou melhor, esqueci me, foi de comprar a perlite, e agora não sei quando vou ter oportunidade de voltar a essa loja.
    O que eu gostava de saber, era se no lugar da perlite, há problema de usar a areia de silica, sei que ambas servem para arejar o substrato, mas contudo podem haver espécies que se ressintam mais com uma do que com outra.
    As espécies que quero cultivar sao Sarracenia x chelsonii, psittacina e um outra que me parece ser purpurea, mas ainda nao tenho a certeza, mais tarde postarei aqui uma foto. será também uma drosera que penso ser aliciae (que tambem vou postar foto), pinguicula x tina, e por ultimo dioneias.
    Cumprimentos
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia

Re: Silica por perlite?

Mensagem por CAMAL3AO em Seg Abr 18, 2011 5:53 pm

Boas Smile

AS plantas que referes dão-se bem com a mistura que compraste, mas na minha opinião a perlite é mais eficaz no objectivo de arejamento do solo, e também serve para aumentar a acidez do solo bem como reter agua, permitindo aumentar/manter a humidade por mais tempo.

Não é drástico não teres perlite, e podes substiruir pela silica, mas não é tão eficaz na minha opinião, porque se reparares, ao tentares fazer a mistura, a silica vai depositar-se no fundo, é dificil misturar a silica com a turfa, e mesmo kndo se misturam não dá o mesmo efeito.

Mas 100% turfa também não é mau, apenas n é o ideal, por isso n te preocupes muito Wink

Cumprimentos
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Todas x'D

Mensagem por Rúben Sequeira em Ter Abr 19, 2011 1:13 pm

Olá Chepascp Smile

Existe uma qualidade de Turfa Loira dos sacos de 250 Litros, nomeadamente da empresa Hawita Baltic (o saco desta é de riscas verde e branca), e esta Turfa é uma turfa muitíssimo menos composta que a sua "concorrente" e também vendida cá em Portugal Continental: Floragard.

Contudo, segundo a minha experiência no cultivo de Plantas Carnívoras, acho sempre bom juntar à turfa loira, algo que areja o substracto e visto que só tens areia de sílica, usa-a. Mas mistura bem de modo à sílica não se depositar tanto no fundo do vaso.

Não tenhas receio de a usar. Quando tiveres oportunidade, outra vez, então aí compra a perlite... Very Happy

Wink
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por Chepascp em Ter Abr 19, 2011 4:43 pm

Boas noites.
    Ruben, a que eu comprei não sei se é dessa que falaste,mas acho que não. Esta é da Plantobalt, comprei no armazém Sanipina em Lagoa.
    Eu tinha uma ideia que perlite seria melhor opção do que a silica, mas como não custa nada perguntar, achei melhor informar-me antes de começar a mexer nas plantas. Amanha vou la outra vez ver se também tem perlite e compro logo.
    Uma duvida: ao fazer a mistura,para fazer a medida de 1:1, devo fazer a medida com a turfa já molhada, ou com ela seca? Tipo, se a medida for um copo de turfa e um de perlite, devo fazer a medida com a turfa seca ou molhada?
    Cumprimentos
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia

Mensagem por CAMAL3AO em Ter Abr 19, 2011 5:25 pm

Eu faço com a turfa seca, também não precisa ser muito preciso, depois de treinares o olhómetro ficas pró Wink

Faz a seco a mistura, depois, numa bacia ou balde ou o k kizeres, juntas a agua destilada e molhas a mistura antes de envasar, e kndo o fizeres, espreme bem a mistura para sair o excesso de água Wink

PS: Com a silica isso vai ser complicado, visto ela se depositar no fundo da bacia kndo estas a fazer a mistura.

Cumps
    joaoxs
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : Boa questão...

Mensagem por joaoxs em Sex Mar 23, 2012 12:24 pm

Boas Wink

A areia sílica que se usa nas pinguiculas e afins é tipo pó? ou como a perlite mais "consistente"?

É que fui a uma loja, especializada em peixes e afins, e disseram-me que só tinham em pó e fiquei indeciso e não cheguei a comprar...
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por Chepascp em Dom Mar 25, 2012 5:01 pm

Boas. Já não me lembro bem de como era o saco de silica que eu tinha comprado na altura deste tópico, mas tenho a ideia de que não era bem em pó. Talvez um pouco mais fina do que a areia de normal,mas já não me lembro bem.
    cumps
    fliponflamez
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Espécie favorita : drosofilo lusitanico

perlite

Mensagem por fliponflamez em Seg Mar 26, 2012 9:19 am

ola se ainda ca estas(algarve quero dizer)podes contactar me e poderemos trocar 1 pouco de perlite por 1 das sarracenias se te interessar abraços carnivoros
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por Chepascp em Ter Mar 27, 2012 5:40 pm

Boas! Por enquanto ainda não estou no Algarve, vou lá ocasionalmente! Mas quando for aviso te e dou te um pouco de perlite na boa! cumps
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Sex Mar 30, 2012 3:47 am

Bem pessoal, eu devo dizer que cada vez uso mais a silica e tenho melhores resultados que a perlite Razz
    Mas sou da opinião que há espécies que preferem a perlite, e outras que se darão melhor em ambas.

Dos meus vasos, posso dizer que os que têem silica em vez de perlite, como Droseras e Utricularias (a maior parte), desenvolvem mais as raízes em solo arenoso Wink
    Prefiro sim, usar perlite em solos que necessitem de maior drenagem. Quanto ao arejamento do solo, não confundam solo gravilhoso e drenavel, com solo arenoso (que em muitas vezes encontra-se em sitios alagados, ou não)

Quanto às pinguiculas, podemos pensar na silica em 2 tipos de solo: Mineral (perlite, areia_silica, rocha vulcânica, musgos...) e Arenoso (turfa, silica - por vezes também com perlite).
    Podemos também pensar nas Sarracenias, habitualmente cultivadas em perlite e turfa (1:1) - o solo é drenável, mas não é tão arejado como o solo das Nepenthes ou pinguiculas, pois as sarracenias estao sempre embebidas em água. A oxigenação neste caso, é pela própria água que deve ser nova e fresca, e que leva o oxigénio ás raízes.

Embora as sarracenias crescam em zonas arenosas e permanentemente com água fluente, podes cultiva-las com a silica (também uso) mas deverias acrescentar gravilha para drenar (também a uso). Em ultimo caso, podes ir até a um hipermercado ou algo, e geralmente vende-se gravilha de silica para aquários domésticos. Wink (também a uso e a perlite é mais susceptível a algas..)

Ficam estas ideias Chepas Wink
    joaoxs
    Membro Junior
    Membro Junior

Espécie favorita : Boa questão...

Mensagem por joaoxs em Sex Mar 30, 2012 4:58 am

Daniel Candeias escreveu:
    Quanto às pinguiculas, podemos pensar na silica em 2 tipos de solo: Mineral (perlite, areia_silica, rocha vulcânica, musgos...) e Arenoso (turfa, silica - por vezes também com perlite).

Se tivesse visto isto antes de perguntar a minha launeana já tinha um solo merecido.... Obrigado Wink

Agora só daqui a duas semanas é que consigo comprar =/ Wink

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Tópicos similares

-

Data/hora atual: Qui Nov 23, 2017 2:57 am