Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Droseras Tuberosas - Cultivo

Compartilhe
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado

Droseras Tuberosas - Cultivo

Mensagem por rf33 em Sab Set 18, 2010 11:35 am

Olá.

Bem, este tópico destina-se a resumir e condensar toda a informação referente ao cultivo geral das Droseras tuberosas!

Assim sendo, deixo aqui as informações que conheço, e algumas perguntas que quero ver respondidas.

Antes de mais devo salientar que algumas das informações aqui presentes foram contributos dos membros do fórum! Deste modo, o mérito é de todos e não só meu! Wink

Tanto quanto sei, estas plantas têm um ciclo de vida muito peculiar. Ao contrário das plantas carnivoras em geral, estas comportam-se à semelhança das Droseras pygmy, isto é, têm o seu período de dormência durante as secas veraneares! Smile

Deste modo, o cultivo destas plantas deverá ser levado a cabo num substrato não muito diferente das restantes - 1:1 Turfa + Perlite/Areia, com os devidos cuidados relativos à temperatura e a água nas diversas fases da vida da planta.

O organismo deverá apresentar a parte aérea com crescimento favorável durante o Outono, o Inverno e a Primavera, períodos durante os quais as temperaturas devem ser amenas durante o dia e frias à noite, e a humidade deve ser elevada. O substrato deve estar sempre molhado, sendo usada a técnica do prato com água - obviamente, destilada, da chuva, etc. - por baixo!
    No Verão, pelo contrário, as temperaturas devem ser altas, o ambiente seco e o substrato seco! (Outrora tinha escrito que podia ser húmido, mas o CP e o Michael deixam secar sem problemas, o que facilita o cultivo Wink)

Tubérculo? Sim; As Droseras tuberosas chamam-se assim precisamente porque, no periodo de dormencia, reduzem-se a um tubérculo subterrâneo onde armazenam os nutrientes. Com o retorno do outono e repectivas condições de cultivo ideais, o tubérculo rebenta e a planta retoma o crescimento!

Resumindo:

Solo -
    1:1 Turfa + Perlite/Areia
    Humidade - Elevada no Outono, Inverno e Primavera; Reduzida no Verão.
    Água - Destilada. Prato por baixo no Outono, Inverno e Primavera; No Verão, não há regas!

As melhores alturas para alternar as águas são definidas pelas próprias plantas. Colocar a planta no prato com água pode ser feito quando notarmos que as restantes plantas estão a entrar em dormência (ma boa indicadora é a Drosera filiformis, já que cria o seu característico centro coberto de pêlos), indicando assim que o clima está adequado para o crescimento das tuberosas. Pelo contrário, retirar a planta da água deve ser feito quando, no verão, as pontas das folhas começarem a secar, denunciando um clima propicio à entrada em dormência por parte da planta.

Luz - Níveis de luminosidade muito elevada. (O Sol não é critico, já que nos meses de sol mais forte (Verão), a planta não apresenta crescimento! Deste modo, como a luminosidade é importante do Outono à Primavera, e nesta altura o Sol é muito ténue, a exposição solar directa não é um factor critico).

Agora, a minha dúvida reside na reprodução destas plantas:

Época de floração; Germinação de Sementes; Possibilidade de comprar tubérculos e plantá-los; Etc...

Proponho a que quando tiver a resposta a estas dúvidas edite este post e as coloque aqui, com a respectiva fonte, de modo a compilar neste texto todas as Informações.

Obrigado por qualquer contributo!

Abraço,

Rafael Smile

Última edição por Rafael Félix em Ter Set 21, 2010 11:36 am, editado 1 vez(es) (Razão : Acrescento de dados!)
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio

Espécie favorita : Drosera

Re: Droseras Tuberosas - Cultivo

Mensagem por Northon Bruno em Dom Set 19, 2010 5:01 am

nossa um amigo nosso do forum de PC do BRASIl o PCBR o leonardo.fillipe contribuiu com um link otimo com vários livros e então vou compartilhar com vcs...
    tem falando sobre quase todos os tipos de PCS o livro do Pietro Paulo é em ingles mas é super completo

link do PCBR http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-7468.html

Link dos livros http://biocistron.blogspot.com/search/label/Bot%C3%A2nica
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Espécie favorita : As minhas

Mensagem por cp_produtos em Dom Set 19, 2010 5:10 pm

eu cultivo á temperatura exterior, não rego nada no verão, o solo seca completamente sem nenhum problema.

O segredo está em deixar de regar na altura certa e voltar a colocar em água na altura certa.

já agora deixo uma foto de uns tuberculos

.
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado

Mensagem por rf33 em Seg Set 20, 2010 3:37 pm

e quais são essas alturas? Smile
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por cp_produtos em Seg Set 20, 2010 4:23 pm

As alturas não têm um dia marcado, não é fácil de dizer assim deterministicamente.

Eu utilizo as próprias plantas como relogio, no meu caso a especie que me indica a epoca de dormencia das plantas que têm dormencia no inverno é a drosera filiformis, começam a fazer as suas bolas de pelo e depois começam a ficar sem folhas, neste momento já têm as bolhas de pelo formadas e começam a perder as folhas, isto quer dizer que vou iniciar os meus procedimentos da epoca em outras especies, como por exemplo colocar os vasos das tuberosas de volta nos tabuleiros da água.
    A altura de as tirar da água é a propria planta que diz, quando as pontas das folhas começam a secar retiro do tabuleiro da aǵua. Isto é bastante variavel, pode ser junho, julho ou ás vezes mesmo só em agosto, depende do clima do ano.

.

Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Ter Set 21, 2010 4:11 am

Que grande complicação, elas deviam vir já com um mini-LCD no vaso para dar os diagnosticos Wink

De qualquer das maneiras, essa foto cp, é bem elucidativa!
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Nepenthes dubia

Mensagem por Michael Benedito em Ter Set 21, 2010 11:10 am

Rafa, está muito bom o texto mas no meu caso eu deixo o solo secar totalmente no verão. As regas esporádicas também resultam mas há que ter muito cuidado Wink
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado

Mensagem por rf33 em Ter Set 21, 2010 11:38 am

A ideia da Drosera filiformis é óptima no sentido de funcionar como um relógio biológico! Smile

Os vossos contributos já estão acrescentados no tópico acima...

Então e às seguintes dúvidas, quem responde? Smile
    Época de floração; Germinação de Sementes; Possibilidade de comprar tubérculos e plantá-los; Etc...
    Aquiles
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por Aquiles em Ter Set 21, 2010 12:46 pm

A minha duvida é : Estamos numa boa altura para iniciar uma nova sementeira ?
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional

Mensagem por cp_produtos em Ter Set 21, 2010 4:13 pm

Afinal quem aqui no forum é que tem tuberosas ?

Sou capaz de ter mas "batatas" para troca, alguém tá interessado ?

.
    Aquiles
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por Aquiles em Qua Set 22, 2010 11:44 am

eu até tou interessado
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Nepenthes dubia