Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Fertilizante?

Compartilhe

Buscapeh
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante

Fertilizante?

Mensagem por Buscapeh em Dom Jul 25, 2010 4:04 pm

Alguém aqui deita fertilizante de orquídeas nas nepenthes? No Karnivores.com eles dizem que devemos deitar 2x por mÊs.

Convidad
    Convidado

Re: Fertilizante?

Mensagem por Convidad em Dom Jul 25, 2010 6:31 pm

Falo apenas por experiência própria, se não tens experiência com carnívoras não te metas nisso.

alimenta as plantas de outras maneiras.

Se usares uma concentração muito fortes, matas a planta.
    Se usares demasiadas vezes, matas a planta
    Se usares numa planta que não goste mesmo nada disso, matas a planta
    Se usares o Fertilizante errado podes matar a planta.

Com estas coisas todas da-lhe mas e uma mosca todos os meses que ela fica super contente.

Se queres testar testa em Nepenthes, das mais comuns pois são as menos sensíveis.
    Eu uso na minha uma vez por ano durante 1 més.
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador

Espécie favorita : Utricularias

Mensagem por Daniel Candeias em Seg Jul 26, 2010 1:41 am

Sim, é verdade pah...

como as Carnivoras vivem em solos estéreis, as raizes não absorvem nutirentes. Então a planta desenvolve folhas carnivoras(na maior parte segregam nectar essas folhas)para atrair, e agarrar os insectos. Estes mesmos, são o FERTILIZANTE dando a planta os nutrientes que lhe faltam.

Posso dizer-te k já usei fertilizante químico, borrifando as folhas, pondo em pitchers, etc... e se queres k te diga, não há quase diferença nenhuma. à terceira mosca que dei à minha Adelae , no dia seguinte tinha caule floral Razz

Já agora, sabes distinguir os efeitos de N, de P e de K ? Qual vais dar em maior concentração? Wink

Dá-lhes moscas man..... Wink Abraçao, e força aí nessa bicharada, elas agradecem-te muito!
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Nepenthes dubia

Mensagem por Michael Benedito em Seg Jul 26, 2010 2:01 am

Daniel Candeias escreveu:Sim, é verdade pah...

como as Carnivoras vivem em solos estéreis, as raizes não absorvem nutirentes. Então a planta desenvolve folhas carnivoras(na maior parte segregam nectar essas folhas)para atrair, e agarrar os insectos. Estes mesmos, são o FERTILIZANTE dando a planta os nutrientes que lhe faltam.

Ai é Daniel? Razz Então planta uma carnívora em 100% areia de quartzo e alimenta-lhe apenas com bicharada para veres o k acontece xD

E sabes quanto é que custa a uma planta produzir néctar? Olha que pesa muito na carteira dela!
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador

Mensagem por Ricardo Miranda em Qua Ago 18, 2010 4:59 am

Existem cultivadores que nunca usaram fertilizantes nas Nepenthes e não têm qualquer intenção de usar. É garantia de que estão livres de algum descuido nas doses e acabar por matar a planta por excesso de nutrientes.

Existem cultivadores que já usaram e que deixaram de usar. As nepenthes cresciam mais depressa e com folhas maiores mas deixaram de produzir ânforas, e uma Nepenthes sem ânfora é uma planta descaracterizada. Também a morte das plantas por acumulação de fertilizantes no substrato e a não renovação deste, levou os cultivadores deixar o uso nas novas nepenthes.

Existe cultivadores que usam fertilizantes, mas são cultivadores já com muitos anos de experiência e com controlam todos os aspectos do crescimento das nepenthes, e isso está ao alcance de muito poucos. Os riscos são muito elevados caso não se tenha a certeza do que se está a fazer. Os fertilizantes por eles usados, por aquilo que se pode ler na internet, é normalmente 1/4 (um quarto) da dose recomenda para a fertilização de orquídeas de composto NPK 30-10-10. Também existe relatos de pessoas mais aventureiras que usam café (basta pesquisar nepenthes+coffee), mas não me quero alongar muito porque os riscos são ELEVADOS de matar a nepenthes.

Pessoalmente não uso, e se algum dia o fizer, será por experimentação numa planta da qual terei muito exemplares para não chorar uma possível morte.
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador

Espécie favorita : Todas x'D

Mensagem por Rúben Sequeira em Qua Ago 18, 2010 12:06 pm

Concordo contigo plenamente, Ricardo! Se as nossas Nepenthes, estão saudáveis, para quê arriscar?

aidi
    Membro Junior
    Membro Junior

Mensagem por aidi em Seg Set 13, 2010 2:39 am

o fertilizante das orquideas bem diluido, mas muito bem diluido mesmo pode ser dado a planta mas so de vez em quando, ou seja, uma vez todos os 2 meses. pessoalmente, acho que realmente nao precisam, nunca puz as minhas e portam-se bem, se quiseres dar, é so no inverno quando nao ha tanta luz.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Out 18, 2017 12:12 am